BRASIL

Cenipa afirma que recuperou caixa-preta de avião que caiu em Vinhedo

Redação BSM · 10 de Agosto de 2024 às 08:37 ·

Infelizmente, não houve sobreviventes no acidente, e os corpos serão encaminhados para o IML de Campinas. Este é o acidente mais grave na aviação comercial brasileira desde 2007

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) anunciou na sexta-feira (9) a recuperação da caixa-preta do voo 2283 da Voepass, anteriormente conhecida como Passaredo. 

O acidente ocorreu em Vinhedo, interior de São Paulo, envolvendo 61 pessoas, incluindo 4 tripulantes e 57 passageiros. Os equipamentos serão transportados para Brasília para análise.

Em uma coletiva de imprensa, o brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, informou que as equipes já possuem os gravadores CVR (Cockpit Voice Recorder) e FDR (Flight Data Recorder). Estes dispositivos são cruciais para a investigação, pois o CVR captura as comunicações e sons na cabine, como as vozes dos pilotos e o ruído do motor, enquanto o FDR registra dados como altitude, velocidade e direção.

Moreno ressaltou a importância de avaliar a condição dos gravadores, mencionando que, se necessário, os equipamentos poderão ser enviados aos Estados Unidos para recuperação dos dados devido à urgência do caso. 

Infelizmente, não houve sobreviventes no acidente, e os corpos serão encaminhados para o IML de Campinas. Este é o acidente mais grave na aviação comercial brasileira desde 2007.

O ATR-72 envolvido no acidente havia decolado de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Segundo informações da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo, o voo caiu em uma área próxima ao condomínio Recanto Florido, no bairro de Capela.

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS