ECONOMIA

Congresso se vinga de Bolsonaro fazendo o povo sangrar.

Vinicius Sales · 13 de Março de 2020 às 11:31 ·
Governo acionará STF e TCU contra suspensão do veto do BPC

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta quinta-feira (12) que o governo entrará com uma ação no STF para barrar a derrubada do veto no Congresso Nacional relacionado ao aumento no Benefício de Prestação Continuada (BPC). A derrubada custará aos cofres públicos R$20 bilhões neste ano e R$217 bi nos próximos 10 anos. 

Guedes argumentou que ninguém pode gerar uma despesa de tão alto valor sem indicar a fonte dos recursos, pois, segundo ele, isso afronta a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

"Não temos capacidade de executar algo que pode ser ilegal. Vamos ao Supremo, vamos ao TCU. Queremos que esses recursos sejam usados na medida da emergência", afirmou o ministro. 

A manobra foi uma revanche do Congresso Nacional, sobretudo de Rodrigo Maia, contra o governo, a quem políticos do centrão creditam a convocação das manifestações populares do dia 15.  Se mantida, a derrubada do veto custará 1/4 da economia proporcionada pela Reforma da Previdência, e boa parte do trabalho de Paulo Guedes e de sua equipe econômica será jogado no ralo.

****

Gostou dessa matéria? Você poderá ler mais textos como este na nossa Primeira Semana do Leitor Sem Medo, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de março. Durante esses dias, todas as publicações do Brasil Sem Medo estarão abertas para não assinantes. Quer participar? Inscreva-se gratuitamente aqui.

Continue lendo
Já tem uma conta? Faça login


ARTIGOS RELACIONADOS