IGREJA

Teremos um Papa Francisco II?

Juliana Freitag · 15 de Junho de 2022 às 16:58 ·

Crescem as especulações de que o Cardeal Matteo Zuppi, representante da ala esquerdista da Igreja Católica, será o próximo pontífice
 

No dia 24 de maio, durante a 76ª Assembléia Geral dos Bispos Italianos, o Papa Francisco nomeou como novo presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI) o Cardeal Matteo Maria Zuppi, arcebispo de Bolonha, dando uma nova confirmação às especulações de que a rápida ascendência do prelado poderá eventualmente culminar em sua eleição como Papa no próximo conclave.

O mandato de presidente da CEI tem duração de cinco anos, escolhido e nomeado pelo Papa a partir de três nomes previamente votados por todos os membros da Conferência Episcopal. Esse protocolo foi estabelecido em 2017, por sugestão de Papa Francisco, que pediu uma “maior participação” dos bispos no processo. O estatuto precedente estabelecia que a nomeação deveria ser feita pelo Papa, sem nenhuma consulta à CEI.

O novo presidente foi anunciado pelo Cardeal Gualtiero Bassetti, atual presidente da CEI e arcebispo de Perúgia-Città della Pieve. Matteo Zuppi, de 66 anos, apelidado pela imprensa de “o Bergoglio italiano”, é arcebispo de Bolonha desde 2015 e cardeal desde 2019. Há muitos anos o nome de Zuppi sempre consta nas listas de papabili dos vaticanistas, ou seja, a lista dos candidatos com grandes probabilidades de obter um grande número de votos em um conclave.

Para ler o artigo completo de Juliana Freitag, assine o BSM.

Continue lendo
Já tem uma conta? Faça login


ARTIGOS RELACIONADOS